O 1⁰ Cine Favela Festival: a Favela e os 450 anos do Rio de janeiro é inspirado nas práticas de intervenção de rua desenvolvidas pela TV Tagarela ao longo dos seus 17 anos de atuação na Rocinha que, em parceria com a EntrePontos e com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro pela Secretária Municipal de Cultura, realiza esse evento em comemoração aos 450 anos da Cidade Maravilhosa.
A Mostra de filmes acontecerá na Praça Ailton Rosa, Rocinha - RJ (próximo ao túnel Zuzú Angel), entre os dias 10 e 19 de junho das 19h às 23h. Além dos dez dias de exibições, também estão previstos fórum “Audiovisual e Favela” promovendo debate entre produtores e público; realização de oficinas de experimentação audiovisual; e atividades com câmera aberta. No dia 20 acontecerá o encerramento do festival na Biblioteca Parque da Rocinha C4 - localizada na Estrada da Gávea 454 -, tendo início às 16h com mesa de debates “Acesso à cultura na favela: como, quando, onde e para quem?”, finalizando com cerimônia de premiação e show de encerramento.
Os produtores interessados podem se cadastrar pelo menu de "inscrição" para participar do 1º Cine Favela Festival - com obras que tenham a favela e/ou o favelado como tema, personagem ou contexto. Todos os filmes serão analisados por nossa curadoria que classificará, no máximo, cem obras para exibição dentro das dez categorias propostas: melhor curta documentário, melhor curta ficção, melhor média/longa documentário, melhor média/longa ficção, melhor videoclipe musical, melhor obra experimental, melhor animação, melhor obra favela ontem, melhor obra favela hoje e o Prêmio Eduardo Coutinho – Melhor Obra Júri Popular votada pelo público presente em cada sessão.
Nas comemorações dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, o Cine Favela Festival é uma excelente oportunidade para refletir sobre importância das favelas no cotidiano da cidade em diferentes perspectivas - sobretudo pelo ponto de vista dos próprios favelados. Não deixe de participar, contribuindo para que esse festival seja uma possibilidade democrática de acesso popular ao cinema brasileiro.
Oficinas de experimento Audiovisual
As oficinas de experimentação Audiovisual ocorrerão nos dias 11,15 e 17 de junho, começando às 17h, na Praça Ailton Rosa. No dia 19, os resultados dos trabalhos produzidos serão exibidos durante o fórum “Audiovisual e Favela”. Os interessados podem se inscrever com os organizadores da atividade no dia do evento.
Fórum “Audiovisual e Favela”
No dia 19 de junho, às 19h, ocorrerá o Fórum “Audiovisual e Favela”, promovido pela TV Tagarela. Essa atividade é aberta ao público e não é necessário inscrição. Participe!
Entrega da Premiação e Mesa de Debates
Dia 20, às 16h, autoridades, especialistas e lideranças comunitárias estarão reunidas no Ciep Ayrton Senna (Auto Estrada Lagoa Barra, 15A - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ), onde acontecerá uma mesa redonda com o tema “Acesso à cultura na favela: como, quando, onde e para quem?”, cerimônia de premiação e show de encerramento – aberto ao público respeitando a capacidade de lotação do espaço.
Produção:
Augusto Pereira, Arley Macedo, Glauber Onofre, Robson Melo, Camila Perez e Cleber Araujo.
Curadoria:
Fabiana Melo, Nailton Agostinho, Alan Brum Pinheiro e Glória Coutinho.
Assessoria de imprensa:
Landa Araújo
Gerencia de projetos:
EntrePontos – Kléber Rodrigues.